• Kultua LTDA

Como a sua cultura acelera ou freia mudanças dentro da empresa?



Você sabe se sua cultura favorece ou atrasa as mudanças necessárias em sua organização?


Quando falamos em mudanças organizacionais, a insegurança e a dúvida são frequentes, nos incentivando a permanecer na “zona de conforto”. Talvez você se lembre de alguns exemplos de resistência nos locais onde trabalhou.


Sabemos que a cultura organizacional instalada interfere profundamente na aceitação e sucesso dos processos de mudança. Portanto, é fundamental ter clareza sobre sua cultura atual e eventuais obstáculos às novas práticas. Por exemplo, seu time tem permissão e autonomia para fazer diferente? Como sua organização lida com falhas? Essas são reflexões correlacionadas com a abertura à mudança.


Outro elemento para o sucesso das transformações está em como a liderança conduz e envolve os colaboradores no processo de mudança. Albert Schweitzer (filósofo alemão) defendia que “dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros; é a única”. Ou seja, para as mudanças serem efetivas, é preciso praticar o “walk the talk”.


Em uma pesquisa realizada pela PwC, concluiu-se que uma cultura forte e coerente está associada à elevada adaptabilidade de sua organização:


📍 88% dos respondentes de empresas que se adaptaram muito bem às mudanças do último ano apontaram que sua cultura permite o sucesso das novas iniciativas;


📍 85% deles também afirmaram que a forma como as pessoas agem na empresa é consistente com o que falam sobre sua cultura.

Sabia que a #Kultua pode te auxiliar durante os processos de mudança?


Nós oferecemos Diagnósticos de Cultura Personalizados que metrificam a prática dos atributos culturais e a percepção de mudança, identificando padrões de comportamentos positivos e críticos na empresa.


Conheça mais em kultua.com e saiba como podemos apoiar estrategicamente sua gestão de mudança.

16 visualizações0 comentário