O dia 20 de fevereiro foi definido pela ONU como o Dia Mundial da Justiça Social, com o objetivo de abordar o tema e trazer soluções para a construção de uma sociedade igualitária e justa.
Segundo o filósofo John Rawls, em seu livro The Theory of Justice, a justiça social será estabelecida a partir do cumprimento de 3 princípios:
a garantia de liberdade fundamental para todos;
igualdade equitativa de oportunidades;
manutenção de ações inclusivas para amparar os menos favorecidos.
Um mundo justo para todos consiste em permitir que toda a população tenha acesso a direitos básicos, como ao de acesso a moradia, saúde de qualidade, saneamento, educação, segurança, emprego.
É importante também que as pessoas se sintam parte da sociedade, e não à margem dela.
Desenvolver a discussão sobre diversidade e inclusão e trazê-la para nosso cotidiano são pontos iniciais para que haja tais mudanças. Dentro das organizações, temas como equidade entre gêneros, movimentos antirracistas, diversidade etária e diversidade sexual, podem estimular os colaboradores a pensar em justiça social, além de compor a cultura da empresa.
Esse diálogo aberto também é uma excelente forma de engajamento e estratégia para fortalecimento da marca.
Uma organização que busca ser socialmente justa, ao compor seu quadro de colaboradores, leva às pessoas o sentimento de segurança, empatia, pertencimento, inovação e desenvolvimento.
Contribua com o Dia Mundial da Justiça Social tornando o ambiente corporativo equitativo.
🤝 Na Kultua, apoiamos melhorias e transformações em sua empresa, por meio de diagnósticos personalizados, potencializando uma cultura cada vez mais positiva, forte e acolhedora na sua empresa.
💡 Entre em contato conosco e transforme sua cultura no maior diferencial competitivo para o seu negócio!
ความคิดเห็น