top of page

Empresas investem em cultura organizacional e desenvolvimento de lideranças em 2023

Atualizado: há 9 horas

As tendências de Gestão de Pessoas para 2023: Liderança, Cultura Organizacional e People Analytics personalizados.

O setor de Recursos Humanos tem passado por grandes transformações nos últimos anos. Antes limitado a funções burocráticas de recrutamento e seleção, o departamento agora está mais voltado para o desenvolvimento humano e cultural, além da potencialização de competências e resultados que buscam melhorar o bem-estar dos colaboradores.

O Relatório Tendências de Gestão de Pessoas 2023, elaborado pelo GPTW, apresenta informações, análises e previsões para o segmento de RH e Gente & Gestão. Entre as tendências destacadas, está o desenvolvimento e capacitação das lideranças, apontado por 50,8% dos entrevistados como prioridade para o setor de gestão de pessoas em 2023. Além disso, o mercado de empresas especializadas em consultoria de RH tem crescido. A Kultua, por exemplo, é a pioneira em Diagnósticos de Cultura personalizados e em profundidade para empresas e suas consultorias parceiras. A CEO da Kultua, Lívia Brandini, destaca três fatores que devem ser tendências para o setor de RH em 2023.


O primeiro fator é a cultura organizacional, que vem ganhando cada vez mais espaço para discussão e aprendizado. Profissionais buscam oportunidades de emprego em empresas que estejam alinhadas com a sua missão, valores e propósitos. Por isso, uma cultura organizacional fortemente estruturada e alinhada é fundamental para o sucesso do empreendimento.


O segundo fator é o desenvolvimento de lideranças, que é apontado como prioridade da área de gestão de pessoas. Lideranças qualificadas e integradas com as estratégias organizacionais são fundamentais para o sucesso nos negócios. As soft skills, como facilidade de adaptação e empatia, são características valorizadas para lideranças humanizadas e estratégicas.


O terceiro fator é a escuta de colaboradores, que é parte fundamental do escopo do RH em 2023. A Inteligência Artificial entra como meio catalisador para analisar informações transmitidas pelos colaboradores e visualizar desafios que merecem mais atenção para amenizar ou sanar problemas. Assim, as empresas conseguem investir em estratégias de melhoria em gestão de pessoas.


10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page