• Kultua LTDA

O gap de autenticidade: Entenda por que buscar coêrencia cultural



“Contra fatos e dados, não há argumentos.” Saiba por que e como uma cultura mais autêntica impacta na performance dos negócios.


Os dados deste carrossel mostram que empresas com “coerência cultural” tendem a obter melhores resultados de negócios, como aumento de receita, maior engajamento e satisfação dos clientes.


Mas por que isso acontece?


O bem-estar, a dedicação e desempenho dos colaboradores são influenciados pela conexão emocional que sentem pela empresa e seu propósito.


Por isso, quando as pessoas de uma organização adquirem um alto nível de alinhamento e identificação (com as crenças, valores, princípios e comportamentos esperados), é despertado o pertencimento, engajamento e abertura à mudança.


Então, como despertar a maior conectividade nos colaboradores?


Essa percepção é sentida de forma mais intensa quando as pessoas veem sua liderança agindo com coerência e autenticidade, quando ela de fato desempenha um “modelo de valor, propósito e cultura” para todos na empresa.


Outra forma de estimular uma cultura distinta e consistente é por meio da prática de rituais de gestão efetivos.


Afinal, a “ritualização” garante que o que é considerado essencial na cultura seja celebrado e reforçado no dia a dia.

Em seu relatório “Global Culture Survey 2021”, a PwC comprova que a consistência é importante não só nas falas e ações de gestores/líderes, mas também de todos dentro da organização. Isso é chamado de “coerência cultural”.


O estudo destaca ainda a correlação direta entre autenticidade x capacidade de adaptabilidade de organizações a curto e médio prazo.


Para entender se sua empresa possui uma cultura autêntica e coerente, entre em contato conosco. A Kultua traz métricas personalizadas que traduzem cultura e práticas organizacionais e recomenda estratégias para mitigar esses gaps culturais.

3 visualizações0 comentário