As inovações tecnológicas e novos formatos de trabalho moldaram corporações e o comportamento das pessoas inseridas nesse ambiente.
As equipes de RH e Gente & Gestão estão em constante atualização para melhor amparar, desenvolver e apoiar pessoas e estratégias organizacionais.
Estudos recentes da McKinsey, Gartner e GPTW revelaram as prioridades que estão na pauta dos líderes de Pessoas em 2023:
Capacitação da liderança:
Em 2023, a prioridade é focar no desenvolvimento e capacitação das lideranças como agentes de mudança. A liderança humanizada ganha protagonismo e é necessário preparar líderes para atuação pelo exemplo com estratégia, empatia, ética e acolhimento.
Fortalecimento e Gestão da Cultura Organizacional
Empresas diferenciadas buscam compreender a fundo, consolidar ou redirecionar sua cultura – com base em métricas efetivas e confiáveis. Com os modelos híbridos e remotos de trabalho, através da cultura é possível criar e estreitar laços, mesmo que, à distância. O sentimento de pertencimento é essencial para que o colaborador se sinta parte da organização e se veja crescendo conforme sua contribuição.
Cuidados com saúde mental e qualidade de vida
Uma das missões do RH será oferecer um ambiente de trabalho mais seguro e acolhedor. Além de averiguar se a cultura dos gestores é aderente a uma cultura saudável (porque, certamente, o time será influenciado por essa cultura), é necessário acompanhar os colaboradores de perto. O Burnout ainda tem se mostrado uma grande preocupação.
Gestão estratégica com People Analytics relacionais
As métricas que mais ganharam destaque durante e após a pandemia foram as de People Analytics. Por meio da análise desses dados quali-quantitativos é possível identificar padrões comportamentais e relacionais dentro das empresas, identificando os principais pontos fortes e desafios a serem priorizados. Além disso, ampliou-se a oportunidade de repensar indicadores e aprofundar o entendimento das causas-raízes dos problemas organizacionais, bem como de revisar estratégias e investimentos em Gestão de Pessoas na busca por melhores resultados.
Formato de trabalho flexível
O formato de trabalho híbrido e remoto ganhou força como uma maneira de conciliar vida profissional e vida pessoal. Dentre as vantagens para os colaboradores, a economia de tempo com deslocamento para chegar ao escritório e o conforto de trabalhar em casa são as mais destacadas. Como desvantagem, houve aumento da percepção de isolamento e falta de suporte. O RH precisará ser estratégico para conseguir manter uma comunicação mais aberta e constante com esses colaboradores.
Incentivo à diversidade e inclusão
De acordo com um estudo da McKinsey, empresas que incentivam diversidade são até 35% mais produtivas com relação às concorrentes. Porém no Brasil, segundo dados do IBGE, apenas 30% das posições de liderança são ocupadas por pessoas negras, e mulheres compõem apenas 6% dos cargos de alta liderança. Um dos grandes desafios para 2023 é transformar a organização em um lugar mais inclusivo, que abrace a diversidade, perseguindo metas claras e objetivas rumo à mudança.
💡Dentre tantas estratégias, colocar os planos em prática pode não ser uma missão simples de ser cumprida. Por isso, na #Kultua, estamos prontos para apoiar sua organização frente a todos esses desafios prioritários.
Nossa plataforma de Gestão Cultural mapeia a real cultura instalada na sua organização e mede os gaps para a cultura desejada. A partir dessas descobertas, traçamos as melhores estratégias para alcançar os resultados esperados em sua transformação.
➡️Quer saber mais e conhecer nossos diferenciais? Entre em contato conosco e revolucione sua Gestão Cultural!
コメント