top of page
Buscar
  • Foto do escritorKultua LTDA

Empresas investem em cultura organizacional e desenvolvimento de lideranças em 2023

Atualizado: 18 de mai. de 2023

As tendências de Gestão de Pessoas para 2023: Liderança, Cultura Organizacional e People Analytics personalizados.

O setor de Recursos Humanos tem passado por grandes transformações nos últimos anos. Antes limitado a funções burocráticas de recrutamento e seleção, o departamento agora está mais voltado para o desenvolvimento humano e cultural, além da potencialização de competências e resultados que buscam melhorar o bem-estar dos colaboradores.

O Relatório Tendências de Gestão de Pessoas 2023, elaborado pelo GPTW, apresenta informações, análises e previsões para o segmento de RH e Gente & Gestão. Entre as tendências destacadas, está o desenvolvimento e capacitação das lideranças, apontado por 50,8% dos entrevistados como prioridade para o setor de gestão de pessoas em 2023. Além disso, o mercado de empresas especializadas em consultoria de RH tem crescido. A Kultua, por exemplo, é a pioneira em Diagnósticos de Cultura personalizados e em profundidade para empresas e suas consultorias parceiras. A CEO da Kultua, Lívia Brandini, destaca três fatores que devem ser tendências para o setor de RH em 2023.


O primeiro fator é a cultura organizacional, que vem ganhando cada vez mais espaço para discussão e aprendizado. Profissionais buscam oportunidades de emprego em empresas que estejam alinhadas com a sua missão, valores e propósitos. Por isso, uma cultura organizacional fortemente estruturada e alinhada é fundamental para o sucesso do empreendimento.


O segundo fator é o desenvolvimento de lideranças, que é apontado como prioridade da área de gestão de pessoas. Lideranças qualificadas e integradas com as estratégias organizacionais são fundamentais para o sucesso nos negócios. As soft skills, como facilidade de adaptação e empatia, são características valorizadas para lideranças humanizadas e estratégicas.


O terceiro fator é a escuta de colaboradores, que é parte fundamental do escopo do RH em 2023. A Inteligência Artificial entra como meio catalisador para analisar informações transmitidas pelos colaboradores e visualizar desafios que merecem mais atenção para amenizar ou sanar problemas. Assim, as empresas conseguem investir em estratégias de melhoria em gestão de pessoas.


13 visualizações0 comentário
bottom of page