top of page
Buscar
  • Foto do escritorKultua LTDA

8 dicas para reter talentos na empresa

Atualizado: 18 de mai. de 2023

68% dos recrutadores afirmam que buscar e reter talentos será a atividade mais desafiadora dos próximos meses



Cerca de 68% dos recrutadores – que responderam a uma pesquisa da Robert Half – afirmam que buscar e reter talentos será a atividade mais desafiadora dos próximos meses, e grande parte deles está preocupado com o tema.


Essa porcentagem vem em consequência da pandemia da Covid-19, que resultou em novos formatos de trabalho – híbrido ou 100% home office -, que trouxeram diversas dificuldades para as empresas de todos os portes e segmentos, mas um dos maiores deles foi, sem dúvidas, oferecer uma boa experiência ao colaborador.


Pensando nisso, o Startupi entrevistou duas profissionais do setor de cultura e pessoas para entender quais estratégias as empresas devem tomar para manter talentos em seus times e tornar o espaço de trabalho um ambiente agradável para todos colaboradores.


Lívia Brandini, CEO e fundadora da Kultua, peopletech que impulsiona Gestão de Cultura e Mudança nas organizações, explica que para traçar um plano coerente é preciso analisar exatamente o cenário e a vivência que a corporação está. “Trabalhar a liderança, por exemplo, é uma estratégia imprescindível para reter pessoas. O relacionamento direto entre líder e time é, quase sempre, uma grande motivação para o colaborador sair da empresa.”


Outro ponto a ser analisado é: demandas vs. faixa etária. “Gerações diferentes pedem soluções específicas”, lembra a CEO. Os nativos digitais, por exemplo, agem com naturalidade sobre a mudança de emprego. Procuram relações intensas, com crescimento acelerado da carreira e lugares que os escutem. Quando não se veem como parte da companhia, se sentem desmotivados. Já a geração anterior, mais sênior, foi moldada por culturas mais antigas e possui objetivos pessoais ligados à família e estabilidade financeira.


Como encontrar talentos?

4 visualizações0 comentário
bottom of page