• Kultua LTDA

Clima x Cultura Organizacional?


Para um negócio ter sucesso, não basta garantir um bom clima organizacional, é necessário uma cultura aderente às estratégias da empresa.


Clima é apenas a ponta do “iceberg” da cultura; logo, essas duas palavras não devem ser consideradas sinônimas.


A cultura organizacional se traduz nos padrões de comportamento que determinam a forma como uma empresa opera. Ela resulta de padrões que são reforçados ou desencorajados dentro de uma organização ao longo do tempo. Por isso, associa-se cultura ao DNA, à personalidade, às crenças e valores de cada empresa.


Já o clima organizacional é o sentimento de colaboradores acerca do ambiente de trabalho e das relações diárias. O clima é afetado por particularidades do momento, que podem gerar mais motivação ou desmotivação no trabalho.


Climas ruins geralmente indicam ambientes carregados, comunicação de baixa qualidade, conflitos entre colaboradores e líderes, condições de trabalho insatisfatórias, perda de produtividade, entre outros.


Muitas empresas medem apenas clima organizacional, mas desconhecem sua cultura atual instalada e suas próprias barreiras comportamentais que limitam o alcance de suas estratégias na prática.


Como avaliar então o panorama de sua cultura de forma mais ampla e profunda?


Uma das soluções é realizar um diagnóstico personalizado de Cultura Organizacional. A Kultua oferece uma pesquisa quali-quantitativa que correlaciona essas duas temáticas a partir da medição de diversos indicadores e percepções sob a ótica de colaboradores.


Dessa forma, ajudamos empresas a compreenderem quais aspectos de sua “cultura desejada” não estão sendo vividos ou que impedem atualmente o alcance das diretrizes do negócio.


Quer saber mais? Fale com um dos nossos especialistas pelo Direct e conheça mais sobre como a Kultua pode ajudar sua empresa a inovar em Gestão de Pessoas & Cultura.


0 visualização0 comentário