top of page
Buscar
  • Foto do escritorKultua LTDA

Como a cultura pode acelerar a melhoria contínua?

A Melhoria Contínua nas empresas é um processo constante de identificação e implementação de mudanças necessárias para aprimorar a eficiência e qualidade nas operações e produtos. Além de tornar os negócios mais competitivos no mercado, ela gera redução de custos, aumento da produtividade e maior satisfação do cliente.


🔎 Nesse programa cíclico de transformações, a organização mapeia e avalia cada etapa de seus processos, descobrindo oportunidades e criando soluções de melhoria em várias frentes de gestão.


Embora esse tipo de projeto envolva a implementação de novas ferramentas e processos, 90% do seu sucesso está relacionado à mudança de mentalidade das pessoas e à Gestão de Mudança estratégica. Por isso, a cultura organizacional desempenha um papel crucial na aceleração da melhoria contínua de várias maneiras:


🟣 Excelência: culturas que valorizam a busca pela excelência motiva os colaboradores constantemente a melhorar seus processos e resultados.


🟣 Orientação a dados: culturas que priorizam o uso de métricas estimulam o foco nos resultados ao medir o desempenho de suas ações, promovendo rápidos ajustes e mais assertividade nas melhorias.


🟣 Aprendizado e Inovação: culturas que encorajam o aprendizado contínuo e alavancas de inovação (como protagonismo e autonomia para experimentação controlada) geram ideias melhores e mais soluções disruptivas.


🟣 Liderança: líderes que dão exemplos consistentes de seu compromisso com a melhoria contínua inspiram seus times a seguirem o mesmo caminho.


🟣 Adaptação: Uma cultura que promove a flexibilidade e a capacidade de adaptação ajuda a organização a se ajustar rapidamente às mudanças e a aproveitar a melhores oportunidades de melhoria.


🟣 Senso de pertencimento: envolver todos nesse processo faz com que as pessoas se sintam agentes de transformação e os motiva a contribuírem com sugestões e implementações de melhorias em suas áreas.


🟣 Comunicação assertiva: culturas que promovem uma comunicação aberta e transparente permitem que os desafios sejam identificados e abordados rapidamente, em especial quando há a “busca por culpados” e sim por resoluções.


A cultura organizacional reforça valores e encoraja comportamentos na organização, então nada melhor do que compreender a sua real cultura instalada.


💡 A partir de métricas personalizadas, conseguimos nortear as melhores estratégias de Gestão Cultural e alavancar diversos projetos de transformação em sua empresa.

O Diagnóstico de Cultura & Gestão de Mudança da #Kultua te apoia trazendo resultados profundos com menos vieses de pesquisa e com máxima agilidade para ação. A #Kultua cuida da sua cultura. 💜


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page